Introdução ao UNIX: Vídeo da Bell Labs de 1982!

dennis

Os sistemas operacionais modernos podem parecer bastante complexos, mas quase todos eles, exceto Windows, são baseados na idéia de simplicidade e modularidade. Esta é a lição UNIX nos ensinou, explicada perfeitamente em um pequeno vídeo chamado “The UNIX System: Making Computers More Productive” da Bell Labs, estrelado por gigantes da computação, Dennis Ritchie, Ken Thompson, Brian Kernighan e outros.

Na época que esse vídeo foi feito, UNIX tinha cerca de 10 anos. Nesse tempo, o UNIX já tinha mudado de um sistema operacional enraizado em grandes mainframes com teletipos anexados para computadores bem menores com terminais de vídeo. Pois é, os computadores bem pequenos como Apple II e o VIC-20 já existiam nesta época, mas eram apenas brinquedos em comparação com as “geladeiras” enormes dentro do Bell Labs.

O filme explica o conceito central do UNIX, demonstrando modularidade com um grande exemplo por Brian Kernighan. Ele pegou um trecho de um papel que tinha escrito e encontrou diversos erros de ortografia simplemente passando o trecho por diversos comandos no shell (usando pipe). Primeiro, as palavras do trecho foram separadas linha por linha, transformadas todas em minúsculas e então organizadas alfabeticamente, depois todas as palavras únicas foram extraídas desta lista e comparadas à um dicionário. É um corretor ortográfico em apenas uma linha de comando, graças ao poder (e simplicidade) do UNIX.

Veja o vídeo:

Tiago Almeida, é um "Retrogamer" geek da era 8-bits, fanático por Computadores, Games, Heavy Metal, Unix, RPG, Futebol Americano e Automobilismo. Sente saudades dos anos 80/90 e não vê tanta graças nas modas atuais.

Marcado com: , , , ,
Publicado em Retro Computing, Sistemas Operacionais

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: