Super Monaco GP – Mega Drive / Genesis

Super Monaco GP

Super Monaco GP, lançado em 1989 no Japão e 1990 e 1991 nos EUA e Europa respectivamente, é a sequência direta de Monaco GP (lançado 1979, Arcade e Sega SG-1000), mas ao invés de ser um jogo de corrida de visão aérea é um jogo em primeira pessoa.

A visão do cockpit era fantástica aos olhos de uma criança da época, a maioria dos jogos de corrida ou eram de visão aérea ou terceira pessoa, Super Monaco GP, talvez foi um pioneiro nesse estilo.

Grid Girl na tela inicial, merce respeito.

Grid Girl na tela inicial, merce respeito.

Logo na tela inicial temos 3 opções de jogo, Super Monaco GP, World Championship e Free Practice.

O modo Super Monaco GP é parecido com a versão arcade do jogo, é o GP de Mônaco, só que ao contrário da versão arcade onde corre numa pista fictícia, aqui você corre no traçado real de Mônaco! Você escolhe o cambio (automático, 4 ou 7 marchas), faz uma volta de qualificação e vai para a corrida. Durante a corrida há um limite de posição na tela, se ficar atrás e não recuperar posição a tempo o jogo acaba. Se conseguir terminar a prova entre os 3 primeiros terá a chance de correr novamente, só que debaixo chuva, bem ao estilo Ayrton Senna!

Minardi?

Minardi?

O modo World Championship te dá a chance de correr contra outros pilotos e equipes durante uma temporada inteira de F1. O nome das equipes e pilotos são ficticios (baseados em equipes e pilotos reais) uma vez que não houve licensiamento oficial do jogo.

Todas os circuitos mais famosos do mundo estão presentes, são os circuitos da temporada de 1989 da F1, somente a ordem das corridas foi ligeiramente alterada e o GP de Mônaco é a última prova.
Você começa o campeonato em uma equipe de baixo nível, a Minarae. Você pode fazer a sua escalada entre as equipes mais fortes, para isso basta desafiar um

piloto e terminando na frente duas provas consecutivas, a equipe é sua. Durante o progresso da temporada, vai mudando de equipe, ganhando carros mais velozes e estáveis, fazendo os adversários comerem poeira.

Ayrton Senna está no jogo!

Ayrton Senna está no jogo!

Se for bom o suficiente terminará a temporada na melhor equipe da F1, a Madonna! No início da segunda temporada você defenderá o título, mas não será tão fácil assim, uma vez que um habilidoso piloto chamado G. Ceara tentará te derrubar do trono e provavelmente conseguirá. Se peder seu lugar na equipe será uma temporada de recuperação até ganhar o título novamente.

Abusado
A apresentação de Super Monaco GP impressiona, a animação do início já dá o gostinho de velocidade, o visual é bem caprichado, tem até uma grid girl na tela inicial.

"Emoção"

“Emoção, liderando com pouca vantagem para o segundo colocado”

Os gráficos de Super Monaco GP são fantásticos, alguns elementos do arcade, como lojas, prédios e placas de publicidade de Mônaco estão ausentes, mas não fazem a menor falta na jogabilidade. Em todas as pistas a visão do horizonte é fiel às pistas de verdade, dá para ver o corcovado quando corre em Jacarepaguá. A ação é surpreedentemente rápida e nos dá uma boa sensação de velocidade, o 3D é suave e completamente convincente.

A jogabilidade é incrível, a atmosfera do jogo é o que torna mais especial é difícil conter a euforia e a adrenalina ao ver 3 carros se aproximando no retrovisor faltando poucas voltas para o final. Dependendo do tipo de marcha que escolhe a dificuldade aumenta, junto com o desempenho do carro tornando ainda mais desafiador. É bom prestar atenção nas dicas da equipe antes de cada prova e não custa nada treinar bastante antes de cada corrida, fazer curvas perfeitas exige treinamento.

Vencer!

Campeão!

A trilha sonora é bem legal, usando bem do poder sonoro do Mega Drive te deixa no clima da F1, destaque para ‘Exhaust Fumes’ e ‘Concentratrion’. Os efeitos sonoros das derrapagens, motor, quando anda na zebra também não deixam a desejar, talvez o único ponto negativo sejam as vozes digitalizadas, que pela limitação tecnica não são tão claras (coisa que foi corrigida na versão presente no Sega Classics 5-in-1 para Sega CD).

SMGP_password

Único ponto faco do jogo. Suas enormes passwords.

O sistema de senhas não é nada agradável, fazendo você anotar uma combinação alfa-numérica gigantesca se quiser jogar mais tarde (não há saves). Pelo menos houve a preocupação de diferenciar alguns caracteres de números, como a letra ‘O’ e ‘0’, por exemplo.

Esse jogo foi uma grande paixão da minha infância, já amava F1, acordando domingos de manhã na esperança de ver nosso Senna levantar a bandeira do Brasil no alto do pódio. Ter a sensação de pilotar um carro de F1, sentir todo o clima da temporada, a tensão, até mesmo as intrigas era sensacional. Sem dúvida é um jogo que merece ser jogado várias vezes, seu valor de ‘rejogabilidade’ é alto.

 
Ficha Tecnica - Super Monaco GP

Tiago Almeida, é um "Retrogamer" geek da era 8-bits, fanático por Computadores, Games, Heavy Metal, Unix, RPG, Futebol Americano e Automobilismo. Sente saudades dos anos 80/90 e não vê tanta graças nas modas atuais.

Marcado com: , , , , ,
Publicado em Forgotten Games, Mega Drive
Um comentário em “Super Monaco GP – Mega Drive / Genesis
  1. Elis disse:

    Não conheci qq jogo de video game na minha infância….Tecnologia na minha casa era radio a pilha….Hj tenho essa frustação…
    Mas graças aos amantes da tecnologia e dos games antigos posso entender um pouco do que representa cada jogo e a evolução até os dias de hj.

    Muito legal a forma como vc conta a historia do Super Monaco GP.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: