História dos Videogames: O Início

Qual foi o primeiro videogame da história? Muitos responderão de bate pronto: Atari!

O Atari 2600 foi o primeiro videogame que estourou no Brasil, era febre no final dos anos 70 até metade dos anos 80, seus jogos, Pac-Man e Space Invaders são lembrados até hoje, até mesmo por quem nunca jogou ou conheceu o videogame.

Mas o Atari 2600 não foi o primeiro videogame da história, a história dos videogames se mistura com a própria história dos computadores.

A maioria dos primeiros jogos foram desenvolvidos como hobby, utilizando grandes e caros computadores e mainframes de universidades, o acesso limitado aos primeiros computadores significava que esses jogos eram poucos e esquecidos na posteridade.

Imagem
PDP-1

Em 1961, Steve Russel e um grupo de estudantes da universidade de tecnologia de Massachusetts (MIT) programaram um jogo chamado Spacewar! utilizando o PDP-1, um computador novo e poderoso na época. Dez anos depois, em 1971, Nolan Bushnel e Ted Dabney criaram uma versão modificada de Spacewar!, que para jogar deveriam colocar moedas, chamada Computer Space. Foram fabricadas 1500 unidades dessas máquinas, apesar de não ter sido tão bem sucedida marcou o início da produção em massa de videogames e da comercialização, não mais um hobby, um produto rentável.

Imagem
O arcade, Computer Space, primeiro game comercial.

Bushnell e Dabney então fundaram a Atari em 1972 e lançaram o jogo Pong. O jogo era uma espécie de ping-pong ou tenis e o objetivo era rebater a bola para o oponente e não deixar ‘sair da tela’. Atari vendeu milhares de unidades e se tornou um fenômeno e várias empresas começaram a lançar versóes similares. A década de 60 e início dos anos 70 foram marcados pelos arcades.

Imagem

No próximo artigo os primeiros consoles caseiros, “História dos Videogames: A Primeira Geração”

Tiago Almeida, é um "Retrogamer" geek da era 8-bits, fanático por Computadores, Games, Heavy Metal, Unix, RPG, Futebol Americano e Automobilismo. Sente saudades dos anos 80/90 e não vê tanta graças nas modas atuais.

Marcado com:
Publicado em História

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: